Publicado em 13 de novembro de 2024
Com a aposentadoria dos Baby Boomers (nascidos até 1964), Millennials (nascidos entre 1980 e 1995) e Geração Z (entre 1995 e 2010) vêm assumindo papéis cada vez mais importantes nas empresas. Cada geração traz uma perspectiva própria, moldada por experiências e influências culturais distintas.
Enquanto os Baby Boomers priorizavam a estabilidade no emprego, Millennials e Gen Z valorizam o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, além de quererem contribuir para um impacto positivo na sociedade.
O norte-americano Peter Economy, especialista de liderança, assinou um artigo no site da revista Inc. falando sobre o tema. Ele escreve que, nos Estados Unidos, a força de trabalho combina Baby Boomers (15%), Geração X (31%), Millennials (36%) e Geração Z (18%). Com a saída gradual dos Baby Boomers, são os mais jovens que irão redefinir a cultura de trabalho dos próximos anos, com foco em tecnologia e propósito.
Para líderes que desejam se conectar efetivamente com Millennials e Gen Z, Economy sugere sete estratégias essenciais:
Adaptáveis e em busca de qualidade de vida, Millennials e Gen Z valorizam horários flexíveis e autonomia. Para Economy, é importante estar aberto a diferentes abordagens de trabalho e oferecer espaço para que cada um encontre sua melhor forma de contribuir.
Jovens profissionais desejam se sentir conectados ao propósito do que fazem. Defina uma missão e visão inspiradoras e atribua tarefas que alinhem suas metas pessoais aos valores da organização.
A velocidade e a concisão são essenciais para Millennials e Gen Z. Mantenha suas comunicações diretas e livres de excessos, facilitando a compreensão das mensagens.
A objetividade é importante, mas sem perder a clareza. Especifique objetivos, metas entregáveis com precisão, evitando ambiguidades e garantindo alinhamento nas expectativas.
Acostumados com a tecnologia, Millennials e Gen Z preferem interações digitais. Use ferramentas como portais de equipe, mensagens instantâneas e videoconferências para facilitar a comunicação.
Profissionais mais jovens buscam crescimento e desenvolvimento. Dessa forma, é essencial proporcionar feedback regular, avaliações de desempenho e caminhos claros para o avanço de carreira.
Conscientes e engajados, Millennials e Gen Z valorizam empresas que se comprometem com causas sociais. Economy afirma ser importante incentivar ações comunitárias e criar oportunidades para que todos possam participar.
Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios
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